quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Café Literário - Professor José Maria Guerra

O Professor José Maria Guerra, autor do livro "O tesouro de Caredu", marcou presença na Feira do Livro do C.A. João XXIII, que aconteceu em setembro. Ele participou de um Café Literário com os alunos dos Quintos Anos do colégio.



Oficina de Dedoches

A Oficina de Dedoches foi mais um dos eventos da Feira do Livro do C.A. João XXIII, e contou com a participação dos alunos dos Segundos Anos. Confira algumas fotos.





segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Piquenique Literário

Confira algumas fotos do Piquenique Literário, que aconteceu durante a Feira do Livro do C.A. João XXIII, em setembro. 
No Piquenique Literário tivemos a presença de alunos, professores e familiares, compartilhando livros e lanches de forma divertida.







domingo, 6 de outubro de 2013

Entrega de Bottoms

Alunos do 2º ano do Ensino Médio entregaram bottoms para os alunos da tarde no C.A. João XXIII durante a Feira do Livro. A atividade foi planejada e desenvolvida pela Professora Lucilene Hotz. Veja algumas fotos da entrega.






Apresentações 9º ano

Os alunos do 9º ano apresentaram uma peça de teatro para as próprias turmas durante a Feira do  Livro do C.A. João XXIII, sob a orientação do Professor Paulo Henrique Goliath. Abaixo temos fotos de 3 cenas da peça "A aurora da minha vida", de Naum Alves de Souza.




Aula de Francês - 9A




                                                                Aula de Inglês - 9B





Aula de Português - 9C

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programação Especial da Rádio-escola - Feira do Livro 2013

Durante a Feira do Livro do C.A. João XXIII, ocorrida no mês de setembro, houve uma seleção de músicas para serem tocadas na Rádio-escola, cujas letras eram originalmente poemas ou relacionadas à Literatura, de alguma forma.
Segue abaixo exemplos dessas músicas, algumas delas com o link para ver os clipes no youtube:

Adriana Calcanhoto - Ciranda de Bailarina
Barão Vermelho - Amor pra recomeçar
Chico Buarque - Construção <http://www.youtube.com/watch?v=P7mHf-UCZp0>
Chico Buarque - João e Maria
Chico Buarque - Morte e vida severina <http://www.youtube.com/watch?v=uL9cDmQxMwo>
Chico Buarque & Milton Nascimento - Cálice <http://www.youtube.com/watch?v=26g1jQG-n4Y>
Fábio Júnior - A arca de Noé - A porta
Fagner e Zé Ramalho - Canteiros
Kid Abelha - Ouvir estrelas
Legião Urbana - Monte Castelo
Maria Creusa e Vinícius de Morais - Eu sei que vou te amar
Paulo Diniz - E agora José
Pedra Letícia - História de uma gata
Raimundo Fagner - Fanatismo
Secos & Molhados - Rosa de Hiroshima
Vinícius de Morais - A arca de Noé - O pato <http://www.youtube.com/watch?v=qqOTioSeif4>


Uma das músicas listadas é feita com base no poema E agora, José, de Carlos Drummond de Andrade, que segue abaixo:

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,

seu terno de vidro, sua incoerência,
seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?

Resenha Vencedora - 6º ano

Resenha, Percy Jackson e o Mar de Monstros, 

por Isabella Tolentino de Oliveira (6° ano C)

Mar de Monstros é a continuação de O Ladrão de Raios, e segue uma nova aventura de Percy (Logan Lerman), Annabeth (Alexandra Daddario) e Grover (Brandon T. Jackson), acompanhados por Tyson (Douglas Smith), meio irmão de Percy. Juntos eles precisam achar o Velocino de Ouro para salvar a árvore de Thalia, protetora do Acampamento Meio-Sangue, que foi envenenada e pode morrer. Nessa aventura eles vão ter que navegar pelo Mar de Monstros e enfrentar perigos mortais.

Diferente do primeiro filme, a jornada dos personagens principais acontece no oceano e isto nos dá a chance de conhecer mais um pouco da mitologia grega, com novas criaturas e, é claro, monstros horríveis que ameaçam a todos. Os efeitos especiais ajudam muito com isto, já que nos dão a impressão de que tudo o que vemos é real.

Novos personagens, como Clarisse e Tyson, aumentam ainda mais a diversão, mas mesmo assim existem pontos negativos para a história. As mudanças muito grandes que fizeram na adaptação, como por exemplo, a ilha do ciclope Polifemo (que virou um parque de diversões quando na verdade era um paraíso natural), são as piores partes para quem já leu o livro. Outros trechos, como quando Percy é transformado em um porquinho-da-índia, foram cortados e não apareceram.

Vale muito à pena assistir o filme em 3D, pois em momentos de ação e na aparição de alguns dos monstros, os efeitos causam sensações diferentes e dão a ideia de que seremos atacados. Mas mesmo quem não for ver em 3D vai gostar bastante da aventura que Percy vive e de todas as surpresas que estão guardadas no Mar de Monstros.

Resenhas vencedoras - 7º ano

Círculo de Fogo

(Pacific Rim)

Por Camila Carolina, Emanuelle e Letícia

Direção: Guillermo del Toro
Gênero: Aventura e ficção científica
País e ano de produção: EUA, 2013
Censura: 12 anos


O novo filme de Guillermo del Toro, que estreou no Brasil em nove de agosto, conta a história do piloto Raleigh Antrobus (Charlie Hunnam), selecionado junto com seu irmão para pilotar um robô Jaeger (palavra de origem alemã que significa caçador), pois a Terra está sendo atacada por Kaijus (“besta gigante”, em japonês). Essas criaturas monstruosas saem de uma fenda entre duas placas tectônicas no Oceano Pacífico e poderão destruir o planeta. O Marechal Stacker (Idris Elba) e Mako Mori (Rinko Kikuchi) ajudarão Raleigh na luta contra os terríveis alienígenas.
Guillermo del Toro, que dirigiu “Cronos” (1993) e “Blade 2” (2002), usou técnicas tradicionais de animação em “Círculo de Fogo”. Os efeitos especiais têm um resultado bastante real, principalmente quando se trata dos Kaijis, o que deu muito mais vida ao filme. A trama é bem desenvolvida, mas faltou originalidade no desfecho. A atuação do elenco é ótima, com atores que dão vida e realidade aos personagens.



“Círculo de Fogo” ultrapassa expectativas

Por Lucas de Oliveira Souza

Em “Círculo de fogo” (Pacific Rim, EUA, 2013), o diretor Guillermo del Toro (Cronos, 1992 e Blade 2, 2002), se inspirou em uma área onde há um grande número de terremotos e forte atividade vulcânica, localizada no Norte do Oceano Pacífico e também teve o objetivo de homenagear os monstros gigantes do cinema japonês. 
O filme é uma grande aventura em que criaturas gigantescas (Kaijus) que existem desde o tempo dos dinossauros saem de uma fenda no Oceano Pacífico no ano de 2017 para atacar o mundo. Para que não acontecesse o fim da vida na Terra, governantes de todo o planeta trabalham em conjunto e criam um sistema de defesa em que uma dupla de pilotos estabelece um fluxo neural, possibilitando assim o controle de robôs gigantes chamados Jaeger. 
Del Toro arrasa mais uma vez, utilizando uma grande quantidade de tecnologia,o que dá ainda mais emoção nas cenas que mostram os confrontos entre os monstros e os robôs. A criatividade do diretor é imensa e os atores Charlie Hunnam, Rinko Kikuchi e Idris Elba são muito talentosos.


Abaixo temos ilustrações criadas pelos alunos do 7º ano, referentes ao filme Círculo de Fogo.

Luiz e Eduardo

Iara Helena, Arthur e Hyago

Iara Helena, Arthur e Hyago

Resultado dos Concursos de Resenhas

A aluna Isabella Tolentino de Oliveira, do 6° C, foi a vencedora do Concurso de Resenhas Especial Feira do Livro, sobre o filme Percy Jackson e o Mar de Monstros. Isabella ganhou um vale-livros da Livraria Leitura no valor de R$50,00. Os demais participantes  do concurso do 6° ano (Alanis, Reynaldo, Iago Tavares e Laís) concorreram, também, a um vale-livro no valor de R$25,00. O sorteado foi Reynaldo. Confira a resenha da Isabella: http://corujaoonline.blogspot.com.br/2013/10/resenha-vencedora-6-ano.html

Já o Concurso do 7º ano, sobre o filme Círculo de Fogo, foi vencido por uma resenha escrita em trio, pelas alunas Camila Carolina, Emanuelle e Letícia. Cada uma ganhou um livro. O segundo lugar ficou com o aluno Lucas de Oliveira Souza, que também ganhou um livro. No link a seguir se encontram as duas resenhas premiadas: http://corujaoonline.blogspot.com.br/2013/10/resenhas-vencedoras-7-ano.html

A equipe do Corujão parabeniza a todos, e disponibiliza as resenhas vencedoras.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Entrevista com alunos do 6º ANO

Os alunos do 6° A, Willian Silva Siano Rodrigues e Mariana Correa Valério, concederam uma entrevista ao Corujão Online, para nos contar sobre a Feira do Livro, que está acontecendo no C.A. João XXIII essa semana.
Perguntamos a eles a respeito da Parada Literária, momento no qual um professor, ao invés de dar aula normalmente, leu um texto literário para os alunos. Eles disseram que a Parada foi muito legal, que gostaram muito. A professora Elza ficou responsável pela turma do 6° A, e leu um texto que era feito com base em notícias de jornal. Eles disseram que gostaram muito da escolha da professora Elza, e Willian, inclusive, chegou a procurar o livro na Biblioteca da escola depois, para lê-lo por inteiro. Os dois disseram ter ficado com vontade de ler mais.
Depois, perguntamos a opinião deles sobre os stands que estão no colégio durante a Feira. Eles disseram que estão gostando muito. Mariana disse que comprou os livros Percy Jackson e a Maldição do Titã e Percy Jackson e a Batalha do Labirinto. Já Willian comprou, no colégio, Percy Jackson e a Maldição do Titã e Os arquivos do semideus.
Quando perguntados sobre as exposições que estão acontecendo no colégio, eles disseram que gostaram de tudo que viram, principalmente da que está na entrada da escola, chamada "Ilustrando o ilustre Machado", organizada pela professora Lucilene Hotz, na qual há muitos desenhos que ilustram trechos de livros de Machado de Assis, feitos de “pontinhos”. Os dois disseram ter achado essa exposição “muito maneira”. Eles inclusive levaram nossa equipe para mostrar a exposição, muito empolgados e interessados!
Eles ainda falaram dos trabalhos que fizeram em sala, para uma exposição chamada "44 personagens à procura de um autor", organizada pela professora Elza e suas bolsistas, Mariana e Marina, que consistiu na criação de semideuses por eles, que serão, posteriormente, "adotados" por outros alunos com a intenção de se criar uma história. Os dois alunos disseram que gostaram muito de fazer o semideus, de desenhar, de traçar suas características físicas e psicológicas. 




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Entrevista com o 4º ANO

A equipe do Corujão Online entrevistou alguns alunos do 4º ANO sobre o encontro que tiveram com a autora Maria Helena Sleutjes, na segunda-feira, primeiro evento antes da abertura oficial da Feira do Livro 2013. São eles: Hanna Iunes e Gabriel Demarque do 4º A; Wanderson Jr. e Lara Quinet do 4º B; Izabelle Pereira e Caio Fábio do 4º C. Todos disseram que “gostaram muito” da presença da autora, e que não é sempre que eles têm uma oportunidade como essa. Os alunos também puderam fazer perguntas diretas para Maria Helena, sobre seu livro, suas experiências e seus gostos. A sessão de autógrafos foi o momento mais comentado pelos alunos, já que foi nesse momento que eles puderam ter um contato mais próximo com a autora.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Feira do Livro 2013 - Conversa com a Autora

A Feira do Livro do C.A. João XXIII terá sua abertura oficial amanhã, quarta-feira, dia 11 de setembro, com o início da visitação aos stands e exposições.

Antes da abertura oficial já tivemos um evento. Na segunda-feria, os alunos dos 4ºs anos tiveram uma conversa com Maria Helena Sleutjes, autora do livro Theodoro e Marina – Cartas para sentir a infância.
Abaixo, algumas fotos do encontro.











terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONCURSO DE RESENHAS - ESPECIAL FEIRA DO LIVRO 2013



A equipe do Corujão Online convida os alunos do 6º ano do C.A. João XXIII a escreverem uma resenha – Especial Feira do Livro - sobre o filme Percy Jackson e o Mar de Monstros, em exibição nos cinemas.

- Quem pode participar?
Os alunos do C.A. João XXIII do 6º ano do Ensino Fundamental.

- Quais serão os critérios para a avaliação do texto?
1. Originalidade e criatividade;
2. Informatividade;
3. Clareza da opinião e qualidade dos argumentos;
4. Uso da norma culta da língua;
5. Adequação ao gênero resenha crítica.
6. Conter, pelo menos, duas (02) comparações entre o filme e o livro Percy Jackson e o Mar de Monstros.

- Para onde devo enviar o texto ou para quem devo entregar?
As resenhas podem ser enviadas para o e-mail do Corujão Online, 
jornalonlinejoao23@gmail.com, até o dia 10 de setembro.

Não esqueça de identificar sua resenha com nome completo e a turma.

As três melhores resenhas serão publicadas no blog do Corujão e divulgadas na página e no grupo do Corujão no Facebook. O(a) autor(a) da melhor resenha ganhará:

1 vale-livro no valor de R$50,00 para ser utilizado na Feira do Livro.

O prêmio será entregue durante a Feira do Livro.      


Boa Sorte!


CONCURSO DE RESENHAS - ESPECIAL FEIRA DO LIVRO 2013


A equipe do Corujão Online convida os alunos do 7º ano do C.A. João XXIII a escreverem uma resenha – Especial Feira do Livro - sobre o filme Círculo de Fogo, em exibição nos cinemas.

- Quem pode participar?
Os alunos do C.A. João XXIII do 7º ano do Ensino Fundamental.

- Quais serão os critérios para a avaliação do texto?
1. Originalidade e criatividade;
2. Informatividade;
3. Clareza da opinião e qualidade dos argumentos;
4. Uso da norma culta da língua;
5. Adequação ao gênero resenha crítica.


- Para onde devo enviar o texto ou para quem devo entregar?
As resenhas podem ser enviadas para o e-mail do Corujão Online, 
jornalonlinejoao23@gmail.com, até o dia 10 de setembro.

Não esqueça de identificar sua resenha com nome completo e a turma.

As três melhores resenhas serão publicadas no blog do Corujão e divulgadas na página e no grupo do Corujão no Facebook. O(a) autor(a) da melhor resenha ganhará:

1 vale-livro no valor de R$50,00 para ser utilizado na Feira do Livro.

O prêmio será entregue durante a Feira do Livro.      


Boa Sorte!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resenha Vencedora

A Marca de Atena de Rick Riordan - por Jasmin Mendes Ramos. 


Mais uma obra de Rick Riordan, “A Marca de Atena” é o terceiro livro da segunda série de Percy Jackson, “Os heróis do Olimpo”.

Depois de receberem uma profecia aterrorizante, sete meios-sangues gregos e romanos, que não se dão bem, se unem e partem para uma nova missão: salvar o mundo das mãos de Gaia – a Deusa da Terra – que manda gigantes para derrotá-los, mas que só podem ser mortos por um deus e um semideus juntos.

Nos livros anteriores, Jason, um herói romano filho de Júpiter, aparece misteriosamente no Acampamento Meio-Sangue, no qual todos são gregos. Jason se torna amigo de Piper, filha de Afrodite; Leo, filho de Hefesto; e Annabeth, filha de Atena. Ao mesmo tempo, Percy Jackson, o personagem principal da série anterior, está no Acampamento Júpiter e tem como amigo Hazel, filha de Plutão; e Frank, filho de Marte. Assim, Jason e Percy ensinam aos dois acampamentos a como conviver bem uns com os outros.

Neste terceiro livro, Annabeth, como filha de Atena – deusa da sabedoria – é recebida no Acampamento Júpiter de uma forma não muito boa, pois uma profecia a aguarda:

“A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida”

Com a chegada de Annabeth, os sete heróis têm de fugir imediatamente.

A missão de Annabeth é seguir a Marca de Atena (uma coruja), para conseguir chegar à suposta motivação da briga entre gregos e romanos e recuperar Atena Paternos, uma estátua roubada pelos romanos – vingando, assim, sua mãe, que não fora aceita como deusa da guerra em Roma. Quando ela consegue recuperá-la, com muita dificuldade, uma coisa inesperada acontece.

O livro é muito atrativo, prende os leitores a cada aventura. Não conseguimos parar de lê-lo: quando acaba um capítulo, nós queremos ler o próximo. Além do suspense, Rick Riordan conseguiu colocar um romance no meio: Frank compete com Leo para ver quem fica com Hazel. É bem emocionante. E o pior, é que os únicos deuses que podem ajudar, são os mais improváveis: Dionísio, ou Baco, deus do Vinho, Afrodite ou Vênus, deusa da beleza e Nêmeses, deusa da vingança. Todos os outros se calam.

No meio da jornada muitas surpresas! Só lendo para descobrir. Minha dica para se ler: “A Marca de Atena”.


Aluna do sexto ano vence concurso de resenhas

A resenha vencedora do concurso de resenhas sobre o livro A marca de Atena, de Rick Riordan, foi a da aluna do sexto ano Jasmin Mendes Ramos.
Seu trabalho se destacou pela melhor adequação ao gênero de texto “resenha” entre os textos participantes do concurso.
A aluna contextualizou bem o enredo e os personagens da obra (a terceira de uma série), ao fazer uma breve sinopse dos dois volumes anteriores.
Além disso, ao dar sua opinião favorável ao livro, apresentou argumentos que despertaram a curiosidade de quem ainda não o leu, ao fazer referência a um triângulo amoroso entre semideuses e à forma surpreendente como alguns deuses podem participar da trama.
Assim, parabenizamos Jasmin Mendes Ramos e comunicamos que seu prêmio lhe será entregue nesta sexta-feira (16/08/13) de manhã, em sua sala de aula.


Equipe do Corujão Online

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Trabalho de campo dos alunos do 6º ano

Os professores do CAp. João XXIII Bruno Muniz (Geografia), Hyllo Nader (História) e Oswaldo Bueno (Geografia) organizaram um trabalho de campo com os alunos do sexto ano no dia 15 de junho. A atividade consistiu na observação da paisagem e das cartografias do centro urbano de Juiz de Fora, seguido de um lanche compartilhado no Parque Halfeld e de uma caminhada de retorno ao colégio.
Segundo nos relatou o professor Bruno, a proposta da atividade está vinculada ao projeto coletivo de trabalho das turmas de sexto ano.O professor Helder (Educação Física) também participou da atividade, assim como estagiários e bolsistas do curso de Licenciatura em Geografia.
A seguir, mostramos alguns relatos de alunos, com suas impressões pessoais a respeito desse dia letivo diferente. É interessante ver como cada relato aborda o passeio a partir de um ponto de vista e como os três são complementares entre si: um mais científico e detalhado, outro mais divertido e o último com uns toques mais femininos. Vamos a eles!


Relato da atividade de campo

por Gabriel Vieira – 6º A

A atividade de campo começou no colégio e terminou no colégio. Antes de tudo, é claro, na sala de Ciências Humanas, os seguintes professores Bruno, Hyllo e Oswaldo decidiram com qual turma cada professor ia. Daí eles ficaram na seguinte ordem: Hyllo com o 6º ano A, Bruno com o 6º ano B e o Oswaldo com o 6º ano C.
Quando esses professores chegaram nas salas e primeiramente distribuíram os crachás, entregaram as pranchetas com 2 (duas) folhas. A primeira tinha mais ou menos uns quadrados ou retângulos com 2 ou mais grandes espaços entre eles e muitos outros espaços pequenos entre 2 grandes e retângulos.
O Hyllo que era o responsável pela nossa turma que é o 6º ano A explicou que nesses espaços pequenos era para escrever os nomes das galerias e nos espaços grandes entre os retângulos era para escrever os nomes das ruas ou avenidas.
Aí sim, saímos da sala, fomos até perto de onde estão construindo a piscina, paramos lá para o Hyllo e todos os professores darem a última instrução.
Aí saímos do colégio. O 6º B e o 6º C “dispararam” na frente e ficamos para trás. Fomos os últimos a sair mas não ocorreu nada de errado com a nossa turma, daí andamos, andamos e andamos com a prancheta na mão sem anotar nada. Minha mão até lá suou muito, até molhou um pouco a prancheta, mas nada que agravasse a situação. Me esqueci de um detalhe importantíssimo, que era o que tinha na 2ª folha. Nesta folha havia símbolos como o sol, que eu não me lembro o que significa. Outros exemplos que eu me lembro é o †, que representa uma igreja, e o $, que representa bancos, como por exemplo, na rua Halfeld tem o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil e muitos outros símbolos que eram 10.
A primeira coisa que a gente anotou se eu não me engano foi a rua Marechal Deodoro ou a Avenida Barão do Rio Branco mais conhecida como simplesmente Rio Branco que se eu não me engano começa na Garganta do Dilermando e termina mais ou menos no Cruzeiro do Sul mais precisamente no Supermercado Carrefour Supermercado Francês
O lugar no qual a gente mais anotou bancos foi na rua Halfeld, como o excelente professor Hyllo explicou tudo muito detalhado. Ninguém teve dúvidas, isto ocorreu pelo menos na minha turma e se teve eu não me lembro ou não vi.
Outra coisa que eu me lembrei. No começo eu disse que na folha havia quadrados e retângulos neles tinham que anotar os tais símbolos que representam uma parte importante de nossa bela cidade a nossa Juiz de Fora. Quando a atividade acabou por volta de 10 horas 10:15, fomos todos os 6º anos, mas é claro o B e o C já estavam lá há pouco mais do que a gente, lá no Parque Halfeld. Nós confraternizamos diferentes tipos de lanche. Teve gente que levou pipoca, Kuat de 2 litros e copos descartáveis, misto quente com queijo e salsicha e salgadinhos. Mas acha que só confraternizamos? Brincamos de pique-pega, pique-ajuda e outras. De tão bem que o conjunto dos 6ºs anos se comportou, esses mesmos professores já até marcaram um passeio em um museu, para ver a bacia de uma preguiça gigante.
Este passeio foi muito importante porque nós nos conhecemos, mas no espaço externo do colégio: como nos comportarmos, sabermos respeitar uns aos outros, brincarmos adequadamente, aceitar os desafios.
E nossos professores e auxiliares que são bolsistas e estagiários também gostaram? Qual será a sugestão deles para o próximo? O lanche foi satisfatório? Olhe, eu amei tudo. Estou ansioso para nosso próximo passeio que deve ser em um museu.


A melhor atividade de campo

por Raul - 6ºB

No dia 15/06/2013 eu e toda turma dos 6º anos fizemos uma atividade de campo (uma atividade fora da escola). Eu não aguentava mais esperar pela atividade. Quando o professor entrou na sala explicando como seria a atividade eu já fiquei imaginando.
                Quando saímos da escola cada um fez uma coisa: uns ficaram cantando, outros brincando, e também conversando. Mas a atividade só começou quando chegamos no Parque Halfeld. A atividade era só fazer um mapa do Parque Halfeld colocando símbolos e nomes quando o professor mandasse. Começamos pelas galerias, anotamos umas sete ou oito galerias. Depois alguns prédios antigos, uma avenida, ruas, cinemas, e até igrejas.
                No final deu tudo certo. Fizemos o mapa e depois entregamos ao professor. Depois fomos lanchar e cada pessoa tinha um lanche diferente e foi aquela troca de biscoitos, já dá para ter uma ideia. Aí depois que acabou o lanche cada um foi para o seu canto, uns foram para o parquinho se divertir, outros foram passear no parque e outros foram conversar. Bom, eu fui no parquinho me divertir com meus amigos, pois queria aproveitar o máximo aquela atividade.
                No fim daquela diversão toda eu fiquei com uma praia só pra mim e sua localização era “no meu tênis”. Enfim tirei toda areia que estava no meu tênis e pensei para mim mesmo olhando para o chão “acho que algumas formigas ganharam uma nova casa”. Quando acabei, todo mundo foi subindo o morro, uma boa parte da turma foi brincando de “João roubou pão”. Eu só fiquei pensando como estava demorando para acabar aquele morro.
Mas todo mundo, todo mundo mesmo, terminou de um modo igual. Que era, bebendo água, morrendo de cansaço, suando e esperando a hora de voltar para casa. Com uma nova história e vontade de tomar um belo banho.


Um sábado diferente

por Alanis Meirelles Janiques Paes – 6ºA

Tudo começou quando o profº de História (Hyllo Nader) entrou na sala com os bolsistas, carregando uma caixa com pranchetas e vários crachás. O primeiro nome a chamar foi o meu porque eu sou a 1ª da chamada. Vocês devem estar se perguntando: “Quem a chamou e para o quê?” vou esclarecer melhor: O professor chamou para me entregar o crachá, para a segurança de todos. No crachá continha o nome todo do aluno, o nome do colégio, o endereço, e o telefone. Logo após entregar o crachá e a prancheta, o professor pediu que nós fizéssemos a fila. Descemos e paramos na frente da quadra da escola. O professor contou um aluno por um (no total 23) e montamos a fila. Nós descemos até o parque Halfeld onde marcamos o primeiro ponto: A prefeitura e a Avenida Rio Branco e a Rua Halfeld. Daí nós fomos para a Marechal Deodoro onde marcamos 2º ponto: a Marechal Deodoro, o banco do Brasil, o Garden Shopping e as Lojas Americanas. Lá apareceu uma banda de carnaval cantando como se fosse um carnaval atrasado.
O aluno Luiz Otávio tinha convidado uma idosa na rua para participar eu e minha BFF (best friend forever = Melhores amigas para sempre) vimos quando a idosa entrou no Garden Shopping (é uma galeria) e quando voltamos para a rua Halfeld parte baixa ela estava nos esperando e falou: ”Demoraram hein?!” Eu e a Camila (é a minha BFF) morremos de rir porque o Luís achou que ela não ia participar e levou um susto quando ela apareceu de novo. Na rua Halfeld parte baixa nós marcamos o Cine Palace, Lojas Americanas, Cine Teatro Central, Banco do Brasil. Depois na Rua São João Nepomuceno nós marcamos a rua São João Nepomuceno no mapa (Não falei né, mas a atividade de campo de campo é fazer um mapa) e etc...
Depois fomos para o Parque Halfeld para lancharmos, daí a aluna Ana Luiza (ela atrapalha toda aula) foi legal e gentil. Depois brincamos. Logo os professores Hyllo, Bruno e Oswaldo montaram a fila para voltarmos para a escola. Voltamos cantando assim: “Vai começar (palmas) a brincadeira (palmas) dos alimentos (palmas) da geladeira (palmas) arroz, (palmas) feijão (palmas) batata-frita (palmas) com macarrão (palmas) quem bater palmas (palmas) que roubou pão (daí começa a música de quem roubou pão na casa do João).
Fim

terça-feira, 28 de maio de 2013

Chamada para Resenhas


 Você já leu "A marca de Atena"?




A equipe do Corujão Online convida os alunos do CAp. João XXIII que já leram o terceiro volume da nova série de Percy Jackson, lançado no Brasil recentemente, a escreverem uma resenha crítica apresentando o livro aos leitores do jornal. 

- Quem pode participar?
Os alunos do CAp. João XXIII do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

- Quais serão os critérios para a avaliação do texto?
1. Originalidade e criatividade;
2. Informatividade;
3. Clareza da opinião e qualidade dos argumentos;
4. Uso da norma culta da língua;
5. Adequação ao gênero resenha crítica.



- Para onde devo enviar o texto ou para quem devo entregar?
As resenhas podem ser enviadas para o e-mail do Corujão Online, jornalonlinejoao23@gmail.com, até o dia 12 de julho.

Não esqueça de identificar sua resenha com nome completo, o ano e a turma.

As três melhores resenhas serão publicadas no Corujão e divulgadas no Facebook. A melhor resenha será publicada, também, em O Berrador - Revista Infantojuvenil de Literatura e Artes Visuais (página no Facebook), e seu autor ganhará:

 - 1 Kit - Os clássicos de Harry Potter (3 livros - Os contos de Beedle, o bardo; Quadribol através dos séculos; Animais fantásticos & onde habitam)

 - 1 Harry Potter Hedwig Owl Kit And Sticker Book (miniatura da coruja Edwiges numa gaiola e álbum de figurinhas)


Boa Sorte!